sábado, 19 de junho de 2010

Cartão na formatura

Quando me formei, ganhei um cartão de uma amiga. Outro dia, estava vendo o cartão. A fala revela bem a realidade nossa de cada dia:

"Em matéria de dedicação,temos o professor, que se esforça para ser 10, em condições que são 5, com alunos que querem aprender 2. Ainda bem que a esperança não tem nota. Ela dá a nota."


Sem mais nada a dizer.

Visão de aluna

Pedi a uns alunos de 7ª e 8ª série, da escola pública, que fizessem uma redação falando sobre o Trabalho. Olha o q uma aluna escreveu:

" tem profissão que ninguém quer ter. Uma delas é, sem querer ofender,a de professor. Porque quem quer receber xingo dos filho do zotro e ainda correr o risco de ser morto?"


Pois é... É assim que a aluna, que está terminando o Ensino Fundamental, escreveu e pensa. E ainda tem político cara de pau que tem coragem de dizer que " a Educação no Estado de São Paulo é 10. Os professores são 10."

Se alguém descobrir onde é o São Paulo dos contos de fadas deste político, por favor, mandem recado. Quero ser professora lá.

Por quê?

Alguém, em algum lugar, pode me responder por que professor:

- é tão mal remunerado?
- se estressa tanto?
- não é respeitado pela maioria dos alunos?
- tem que trabalhar em várias escolas para conseguir se manter?
- não recebe hora extra ( sendo que grande parte do trabalho é em casa: elaboração de provas e aulas, correção, soma de notas)?
- é responsabilizado por todos problemas? Se somos o centro do universo, por que não temos respeito?
- de outras disciplinas não se preocupa em usar corretamente o Português?
- é feito de palhaço e usado em campanha eleitoral?
- só é cobrado e não respeitado e reconhecido?

Por que, meu Deus dos desgraçados? Por quê?

" A gente panha amor..."

Alunos são um caso sério..........
Dão trabalho, irritam, acabam nos tirando do sério, mas se tornam tão especiais. Há aqueles que não acrescentam mto à nossa vida. Assim, como tem os inesquecíveis: os mais aplicados, os mais carentes, os mais carinhosos, os mais rebeldes, os silenciosos, os que gostam de algazarra. Cada um, do seu jeito, é especial.
Como é bom perceber a evolução deles! Como é bom perceber que estão crescendo em tamanho e em conhecimento! Como é bom ser confidente! Como é bom receber comentários e recadinhos no orkut!!!!!!!!!!
Não há como não se deixar cativar!!! Como diriam meus amigos mineiros: " a gente panha amor". É isso mesmo. Acabamos nos afeiçoando a essas pessoas que chegam do nada e ocupam um espaço enorme em nossos corações. E aí, acontece como no livro "O Pequeno Príncipe":

"A GENTE CORRE O RISCO DE CHORAR QUANDO SE DEIXA CATIVAR".